Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica Decola Beta é voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e de todos anos do ensino médio. Vontade de mudar o mundo e curiosidade são as palavras que nos guiam! Se você ainda não sabe como tirar seu projeto de pesquisa do papel, vem com a gente!

O que queremos?

Queremos facilitar a jornada de jovens inquietos que querem mudar a realidade em que vivemos por meio da ciência. Para nós, ninguém precisa ser um Einstein, basta ter uma ideia do que quer fazer, estar disposto a se dedicar muito e a mergulhar no mundo incrível da ciência.

Nosso programa conecta jovens cientistas com mentores incríveis (incríveis mesmo!) que têm experiência em pesquisa em áreas semelhantes a de interesse do mentorado. Além do mentor, o jovem que participa do programa terá acesso a um material exclusivo com conteúdos essenciais para todo jovem pesquisador. Os jovens que passam pelo programa recebem apoio de uma rede de outros jovens cientistas, pesquisadores e mentores que fazem toda a diferença.

No final das contas, só depende de você decolar… mas participar do programa pode te dar as ferramentas necessárias e ser aquele combustível a mais que está faltando.

As inscrições para a turma de 2018 do Programa de Iniciação Científica Decola Beta estão abertas!

E você pode encontrar o edital deste ciclo de 2018 bem aqui!

 

Abaixo, nesta mesma página, você encontrará um pouco de inspiração e as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o programa! 

Você quer inspiração?

Confira o depoimento da Gabriela Delela, mentorada em 2016!

E o que é ser cientista? Esse vídeo feito na Experiência Beta de 2016 vai te mostrar o que os jovens cientistas pensam sobre isso!

E aí, quer saber mais? 

Dúvidas Frequentes!

  • O que é o Programa de Iniciação Científica Decola Beta?

É um programa desenvolvido pelo Cientista Beta que visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o ensino médio ou técnico, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens, e produzir conteúdo de qualidade para que estudantes desenvolvam suas pesquisas com excelência.

  • Como funciona o Programa?

O Programa tem como objetivo apoiar o aluno na realização de seu projeto científico e nós oferecemos muito conteúdo, desafios e um mentor para que isso ocorra. Ao longo de 6 meses, os estudantes selecionados desenvolvem suas pesquisas com o apoio do mentor e de seu orientador, seguindo os desafios propostos pelo programa. O conteúdo é produzido pelo Cientista Beta, assim como os desafios. As mentorias ocorrem de acordo  com a livre demanda de cada projeto e, geralmente, de maneira virtual. 

  • Posso me inscrever se tenho apenas uma ideia de projeto?

Deve! O Programa é aberto para projetos já em execução e também para os alunos que possuem somente uma ideia e muita motivação para desenvolvê-la. 

  • Quem pode participar?

Para ser mentorado e inscrever um projeto, o candidato deve estar cursando ensino médio ou técnico durante o ano de 2018.

Para ser mentor, o candidato deve ter vivenciado alguma experiência com pesquisa e já ter concluído o ensino médio, podendo também estar na graduação, mestrado, doutorado.

  • Quantos alunos podem se inscrever em um mesmo no projeto?

Mínimo 1 aluno e máximo de 3 alunos por projeto. A inscrição deverá ser feita apenas uma vez, não sendo necessário que todos os estudantes se inscrevam.

  • Existe algum custo de participação?

Não há nenhuma taxa cobrada no ato do processo seletivo.

Apenas os alunos aprovados pagam um valor único que cobre todos os 6 meses de mentoria. Há também um sistema de bolsas.

  • Qual é a duração do Programa?

O Programa tem duração de 6 meses.

  • Como será escolhido o mentor de cada projeto?

Na medida do possível, a dupla mentor-mentorado é escolhida levando em conta a experiência do mentor na área de pesquisa do mentorado. No entanto, isso pode não ocorrer, e não há prejuízo para o funcionamento do programa. Afinal, o mentor tem o papel de ser um conselheiro do estudante, sendo a responsabilidade de orientação técnica única e exclusiva do professor orientador da pesquisa. 

  • O mentor será da mesma região do mentorado?

Provavelmente não. Isso não é levado em conta em nossa decisão e as conversar entre mentor e mentorado ocorrem majoritariamente online. Ao acaso poderá ter mentores e mentorados da mesma região.

  • E aí, se convenceu?