Encontro Nacional do Cientista Beta

 

A Experiência Beta é o Encontro Nacional do Cientista Beta, um evento que é muito mais do que uma feira de ciências convencional. É um momento de transformação, no qual através de palestras inspiradoras, painéis e dinâmicas entre os participantes repensamos o futuro que queremos construir e como podemos utilizar o poder transformardor da ciência para concretizá-lo.

Durante três dias, jovens cientistas, professores, mentores e empreendedores são convidados para falar sobre seus projetos, receber feedback de um banca qualificada, participar de dinâmicas e painéis inspiradores. Tudo para que você mostre o que você fez em seu projeto e possa saber como ir além disso! 

Não somos uma feira de ciências. Em nosso evento o jovem não irá passar três dias expondo seu projeto. Há sim, um momento no qual o jovem pesquisador faz uma apresentação do seu projeto para uma banca, recebe uma avaliação construtiva e feedbacks. Mas há muito mais do que isso! Criamos um evento divertido e inspirador, pois o jovem cientista é muito maior do que sua pesquisa e queremos despertar seu potencial. 

O evento ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 na cidade de São Leopoldo, dentro da Unisinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Vamos selecionar 80 projetos científicos desenvolvidos por jovens do ensino médio e técnico de todas as regiões do país. Para se inscrever, é preciso que os jovens cientistas estejam matriculados no ensino médio ou técnico e tenham desenvolvido um projeto científico ao longo de 2017. Cada projeto pode efetuar apenas 1 inscrição e este pode conter até 3 estudantes. Não serão aceitas inscrições de projetos com mais de 3 integrantes.

A inscrição é gratuita e consiste em 3 etapas: você, o projeto e o salto. 

Após preencher um formulário online, o candidato receberá por e-mail a ficha de inscrição e maiores informações sobre o processo. Todas essas informações devem ser enviadas até a data final das inscrições, dia 7/10/2017!

Inscrições até 07/10/2017. 

  • Cada aluno aprovado para a Experiência Beta deverá pagar uma taxa de 80,00 reais para participação no evento. O pagamento deverá ser realizado em até 10 dias após a liberação da lista de jovens selecionados. O não pagamento da taxa resultará em perda vaga. 

Nesse ano, nós abordaremos fortemente o tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em nosso evento. Falaremos deles desde o processo de inscrição, os projetos apresentados no evento serão divididos em áreas conforme o ODS com o qual trabalham e teremos diversos debates e dinâmicas sobre esse assunto. 

Isso porque o Cientista Beta acredita que a ciência pode e deve estar mais conectada à sociedade e que pensar em projetos que atuem por meio dos objetivos do desenvolvimento sustentável é utilizar a ciência para construir um futuro melhor. 

Saiba mais sobre os ODS aqui

Em 2016, aconteceu a primeira edição da Experiência Beta. Reunimos 100 jovens cientistas, empreendedores e cientistas do Brasil inteiro na sede do Google durante 2 dias. Clique na imagem abaixo para baixar um material completo sobre a primeira edição do evento.