Mentorados

Basta ligar a televisão, abrir um jornal ou andar pelas ruas para perceber que o mundo está cheio de problemas que esperam por uma solução. Acontece que, na escola, ninguém ensina a resolver esses problemas. Lá, não ensinam como podemos mudar a realidade que nos cerca. O Cientista Beta, por sua vez, acredita que uma das formas de mudar essa realidade é dar espaço e oportunidade para que jovens determinados e com potencial possam buscar soluções para estes problemas usando a ciência. Se você acredita que pode ser um desses jovens, o Cientista Beta foi criado para você!

Já pensou se você pudesse usar essa sua vontade de ser cientista e de mudar o mundo para desenvolver um projeto científico? Já pensou que seu ensino médio pode ser muito diferente do que você pensa? E se você pudesse desenvolver um projeto prático, que fosse realmente desafiador e que pudesse mudar o mundo? E depois, se você pudesse viajar o mundo todo participando de feiras de ciência mostrando seu projeto e conhecendo outros jovens cientistas?

O Programa de Iniciação Científica Decola Beta vem para facilitar a jornada de jovens inquietos que querem mudar a realidade em que vivemos por meio da ciência. Para nós, ninguém precisa ser um Einstein, basta ter uma ideia do que quer fazer, estar disposto a se dedicar muito e a mergulhar no mundo incrível da ciência.

Nosso programa vai conectar jovens cientistas com mentores incríveis (incríveis mesmo!) que têm experiência em pesquisa em áreas semelhantes a de interesse do mentorado. Além do mentor, o jovem que participa do programa terá acesso a um material exclusivo com conteúdos essenciais para todo jovem pesquisador, além de conversas com jovens inspiradores. Os jovens que passam pelo programa recebem apoio de uma rede de outros jovens cientistas, pesquisadores e mentores que fazem toda a diferença.

O programa tem duração de oito meses e é recheado de desafios capazes de tirar qualquer um de sua zona de conforto. Nosso foco são os jovens e suas pesquisas,  proporcionado uma abordagem diferenciada da ciência, além de uma experiência divertida e transformadora.

No final das contas, só depende de você decolar… mas participar do programa pode te dar as ferramentas necessárias e ser aquele combustível a mais que está faltando.

 

E se a ciência te fizesse decolar?

 
INSCRIÇÕES ATÉ 18/03

 

 

  Edital

Inscrição

 

 

Dúvidas Frequentes

  • O que é o Programa de Iniciação Científica Decola Beta?

É um programa desenvolvido pelo Cientista Beta que visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o ensino médio ou técnico, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens, e produzir conteúdo de qualidade para que estudantes desenvolvam suas pesquisas com excelência.

  • Como funciona o Programa?

O Programa tem como objetivo apoiar o aluno na realização de seu projeto científico e nós oferecemos muito conteúdo, desafios e um mentor para que isso ocorra. Ao longo de 8 meses, os estudantes selecionados desenvolvem suas pesquisas com o apoio do mentor e de seu orientador, seguindo os desafios propostos pelo programa. O conteúdo é produzido pelo Cientista Beta, assim como os desafios. As mentorias ocorrem de acordo  com a livre demanda de cada projeto e, geralmente, de maneira virtual. 

  • Posso me inscrever se tenho apenas uma ideia de projeto?

Deve! O Programa é aberto para projetos já em execução e também para os alunos que possuem somente uma ideia e muita motivação para desenvolvê-la. 

  • Quem pode participar?

Para ser mentorado e inscrever um projeto, o candidato deve estar cursando ensino médio ou técnico durante o ano de 2017.

Para ser mentor, o candidato deve ter vivenciado alguma experiência com pesquisa e já ter concluído o ensino médio, podendo também estar na graduação, mestrado, doutorado.

  • Quantos alunos podem se inscrever em um mesmo no projeto?

Mínimo 1 aluno e máximo de 3 alunos por projeto. A inscrição deverá ser feita apenas uma vez, não sendo necessário que todos os estudantes se inscrevam.

  • Existe algum custo de participação?

Não há nenhuma taxa cobrada no ato do processo seletivo.

Os jovens selecionados para a participação no Programa de Iniciação Científica Decola Beta 2017 ao final do processo seletivo deverão pagar uma taxa de participação no valor de 200,00 (duzentos reais) por pessoa / integrante do projeto. Tal taxa é para cobrir despesas internas do Cientista Beta. Estudantes que não tenham condições financeiras para pagar a taxa poderão solicitar uma bolsa que o isentará do pagamento desta. A bolsa deverá ser solicitada junto a entrega do desafio presente na segunda etapa do processo seletivo. Ou seja, a requisição de bolsa não será levada em consideração para sua aprovação para a segunda etapa do processo de seleção. O Cientista Beta se reserva ao direito de oferecer bolsa aos estudantes que julgar que delas necessitem.

  • Quais são as etapas de seleção

O processo de seleção dos mentorados será realizado em duas etapas, sendo a primeira o preenchimento do formulário e a segunda o desafio surpresa. Por isso fique atento a seu e-mail e faça sua inscrição o mais cedo possível, assim terá mais tempo para executar o desafio.

Para mentores é preciso realizar o preenchimento do formulário de inscrição e, se aprovado, realizar uma entrevista com a equipe do Cientista Beta.

  • Qual é a duração do Programa?

O Programa tem duração de 8 meses.

  • Como será escolhido o mentor de cada projeto?

Na medida do possível, a dupla mentor-mentorado é escolhida levando em conta a experiência do mentor na área de pesquisa do mentorado. No entanto, isso pode não ocorrer, e não há prejuízo para o funcionamento do programa. Afinal, o mentor tem o papel de ser um conselheiro do estudante, sendo a responsabilidade de orientação técnica única e exclusiva do professor orientador da pesquisa. 

  • O mentor será da mesma região do mentorado?

Provavelmente não. Isso não é levado em conta em nossa decisão e as conversar entre mentor e mentorado ocorrem majoritariamente online. Ao acaso poderá ter mentores e mentorados da mesma região.

Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato com decolabeta@cientistabeta.com.br