Mentores

“Por que ser mentor?”

Não há resposta pronta para essa pergunta. Cada mentor vivencia uma experiência única, para cada um há uma diversidade de emoções que são despertadas pelo ato de mentorar um jovem cientista.

Mentorar é ser a pessoa que você, mentor, gostaria de ter conhecido quando era um estudante no ensino médio, ou quando estava iniciando sua jornada com a pesquisa científica. Ser mentor é utilizar a sua experiência e aprendizado ao longo do tempo para acelerar o desenvolvimento de outra pessoa. É estar lá como conselheiro que já passou pelos mesmo problemas e dar espaço para que você seja a voz da experiência. Ser mentor é criar uma conexão genuína com o mentorado, ficar nos bastidores dando força para que o jovem cientista em desenvolvimento possa ser o protagonista de sua história.

Os mentores do Decola Beta são pessoas jovens que já tiveram uma conexão forte com a ciência e querem transferir seus conhecimentos e suas experiências a outros adolescentes, tirando-os da zona de conforto e fazendo de sua experiência a melhor possível dentro e fora do programa.

Baseado em nossa experiência de dois ciclos de mentorias (2016 e 2017), novamente abrimos a inscrição para mentores do Programa de Iniciação Científica do Decola Beta. Se você se identificou com o propósito do Cientista Beta e com o propósito da mentoria, não perca tempo! Vem, junto com a gente, transformar a vida de jovens protagonistas e a mudar a educação do Brasil!

Inscrições abertas até 1 de março! 

Para mais informações, leia o edital do ciclo de 2018 bem aqui!

 

Dúvidas Frequentes

  • O que é o Programa de Iniciação Científica Decola Beta?

É um programa desenvolvido pelo Cientista Beta que visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o ensino médio ou técnico, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens, e produzir conteúdo de qualidade para que estudantes desenvolvam suas pesquisas com excelência.

  • Como funciona o Programa?

O Programa tem como objetivo apoiar o aluno na realização de seu projeto científico. Nós oferecemos muito conteúdo, desafios e um mentor para que isso ocorra. Ao longo de 6 meses, os estudantes selecionados desenvolvem suas pesquisas com o apoio do mentor e de seu orientador, seguindo os desafios propostos pelo programa. O conteúdo é produzido pelo Cientista Beta, assim como os desafios. As mentorias ocorrem de acordo  com a livre demanda de cada projeto e, geralmente, de maneira virtual. 

  • Quantos grupos eu vou mentorar?

Caso seja aprovado, você irá mentorar dois grupos de projetos, cada um com no máximo 3 alunos.

  • Quem pode participar?

Para ser mentorado e inscrever um projeto, o candidato deve estar cursando do 9º ano do ensino fundamental ao 4º ano do ensino médio

Para ser mentor, o candidato deve ter vivenciado alguma experiência com pesquisa e já ter concluído o ensino médio, podendo também estar na graduação, mestrado, doutorado.

  • Como será escolhido o mentor de cada projeto?

Na medida do possível, a dupla mentor-mentorado é escolhida levando em conta a experiência do mentor na área de pesquisa do mentorado. No entanto, isso pode não ocorrer, e não há, empiricamente falando, prejuízo para o funcionamento do programa. Afinal, o mentor tem o papel de ser um conselheiro do estudante, sendo a responsabilidade de orientação técnica única e exclusiva do professor orientador da pesquisa. 

  • O mentor será da mesma região dos mentorados?

Provavelmente não. Isso não é levado em conta em nossa decisão e as conversar entre mentor e mentorado ocorrem majoritariamente online. Ao acaso poderá ter mentores e mentorados da mesma região.

Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato com decolabeta@cientistabeta.com.br