Sobre Nós

Quais são os grandes desafios de um jovem? Será que não estamos falhando em oferecer um sistema de ensino que estimule proatividade, criatividade e a capacidade de sonhar?
Acreditamos que cientistas são capazes de mudar o mundo e, se queremos construir um amanhã melhor, precisamos que todo jovem seja um pouco Cientista e seja um pouco Beta.

O Cientista Beta surge em 2015 como uma plataforma que quer mudar o relacionamento entre os Jovens e a Ciência do status de “enrolado” para “vivendo intensamente essa paixão”! Somos apaixonados pelo poder transformador que a ciência tem. Por experiência própria, sabemos que, quando um jovem protagoniza um projeto de pesquisa científica, ele muda sua forma de ver o mundo e interagir com ele. Nós, jovens cientistas, fazemos parte de uma geração que não quer olhar para os problemas e apenas apontar culpados. Queremos mais: queremos usar o conhecimento para colocar em ação as ideias e planos mirabolantes de como tornar o mundo o lugar em que queremos viver.

A Ciência acende uma chama que potencializa talentos, promove crescimento através de desafios, e estimula criatividade e cidadania. Como queremos acender essa chama em mais gente e inflamar jovens corações? Contaremos experiências incríveis de jovens que, ainda cedo, realizaram seus projetos com foco em problemas reais e, assim, transformaram a si mesmos. E, aos poucos, essa transformação individual torna-se coletiva. Vamos compartilhar aprendizados e inspirar! E, quando nossos jovens já estiverem inspirados por meio de exemplos, vamos ajudá-los a  “colocar a mão na massa”, ensinando tudo o que sabemos sobre metodologia de pesquisa, projetos científicos, ciência, tecnologia e inovação.

Pouco nos importa se, depois do envolvimento com a pesquisa, esses jovens seguirem carreiras “nada científicas”, pois, uma vez que tenham experimentado conduzir seu próprio projeto científico, eles já não serão mais os mesmos. Serão jovens apaixonados por desafios, conhecerão melhor suas habilidades e potencialidades e terão a certeza de que são capazes de olhar ao seu redor com o olhar curioso de uma criança, o coração de um sonhador e a cabeça de quem vai lá e faz acontecer.

Somos Cientistas, pois estamos buscando entender o mundo, sua beleza e suas mazelas; e ao sermos Beta, reconhecemos a necessidade que temos de nos transformar, a cada dia, na melhor versão de nós mesmos.

Kawoana

Diretora do Cientista Beta – Kawoana Vianna

Uma brasileira que almeja ser cidadã do mundo, gosta de desafios e de viver a vida com intensidade. Não se considera louca por sair cantando sucessos musicais pelas ruas, por fazer dramas estratosféricos com problemas cotidianos, tampouco por acreditar na generosidade humana e que somos capazes de construir um mundo melhor. Sonha em viver uma vida com propósito e não consegue acreditar que isso exista sem pensar no coletivo. Já achou que seria cantora de axé e atriz de novela, fez curso Técnico de Química, hoje faz Medicina. Mas não costuma se definir, pois sabe que está em constante mudança, sendo sua eterna versão beta.

 

Coordenador do Programa Decola Beta – Giovani Novelli

Andarilho de cidades que já morou no interior, na praia e agora mora na capital de São Paulo. Fã de rap, vegetariano e viciado em literatura nas horas vagas. Vive a enorme dicotomia deamar exatas e ser apaixonado por humanas. Cursou engenharia e hoje faz economia na UFABC, onde integra o time Enactus, de empreendedorismo social. Também é estagiário da Okena, amante da economia colaborativa e vê um futuro GIGANTE para o Cientista Beta. Seus principais ídolos são Rosa Parks, Clóvis de Barros e Ayrton Senna.

Assistente do Programa Decola Beta – Andrey Morawski

 

Recentemente concluiu o curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no IFRS – Campus Osório e atualmente cursa Farmácia na UFRGS. É extremamente curioso e isso fez com que se aproximasse da pesquisa, que mudou sua vida e é o grande norte do seu futuro. Extremamente inquieto, se desafia a cada dia e muito dedicado no que realiza. Em 2016 participou do Programa Decola Beta como mentorado, se destacou e em 2017 veio fazer parte do time. 

 

Coordenadora da Produção de Conteúdo – Mariana Rau

Biotecnologista, apaixonada por esporte e porto-alegrense. Quando criança, sonhava em mudar o mundo (e quem nunca?). Hoje, procura um novo sonho e a mudança do mundo pela ciência já está se tornando realidade. Fascinada por assistir TED Talks, fazer cursos online sobre qualquer coisa, corrida, ler blogs e ajudar pessoas. Tudo ao mesmo tempo, geralmente. Encontrou na divulgação da ciência um propósito que faz valer a pena toda a dedicação.