Formação presencial de professores para o trabalho com orientação de projetos científicos desenvolvidos por estudantes do Ensino Básico.

Quer levar o Programa para sua escola? Clique aqui!

 
Estimular o desenvolvimento de projetos científicos na escola é uma iniciativa que transforma e ressignifica o processo de ensino e aprendizagem!

Criada em 2019, com o apoio do Instituto Serrapilheira, a formação Decola Beta Professores tem como principal objetivo contribuir com a qualificação de professores para orientar o desenvolvimento de projetos científicos e estimular o interesse de estudantes por ciência. A Iniciação Científica (IC) pode ser inserida na educação formal, considerando as diferentes realidades das escolas brasileiras, sendo utilizada como uma poderosa ferramenta para construção de autonomia e pensamento crítico durante o processo de ensino e aprendizagem.

Desde que foi criada, a formação Decola Beta Professores já foi realizada por mais de 150 professores de escolas públicas e privadas, em diversos estados do Brasil. Focada para o trabalho com estudantes do Ensino Básico, a formação foi desenvolvida pelo Cientista Beta com base na experiência com a orientação e mentoria de projetos científicos nas diferentes áreas do conhecimento com mais de 450 estudantes nos últimos quatro anos.

.

Com duração de 16 horas, divididas em 2 ou mais encontros, a formação apresenta desde conceitos básicos como o método científico e suas etapas até sugestões de abordagens pedagógicas para implementação de práticas científicas com estudantes do Ensino Básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio/Técnico

.

.

A formação presencial também apresenta a coleção de desafios e materiais didáticos do Cientista Beta, trazendo exemplos e sugestões de aplicação de atividades-pedagógicas baseadas no método científico. A partir da proposta e objetivos de cada escola com as atividades de Iniciação Científica, a utilização desses materiais guia o desenvolvimento de projetos científicos com maior qualidade e rigor de pesquisa. Assim, professores com ou sem experiência na orientação de projetos de IC podem aperfeiçoar sua prática como orientadores, contando com suporte didático para trabalhar desde a identificação do problema de pesquisa até a construção de relatórios e atividades de divulgação dos resultados obtidos.

A formação acontece na própria escola ou local de preferência. Sugerimos o número de, no máximo, 30 professores por turma.

.

Quer levar o Programa para sua escola? Clique aqui!

.

Precisa de uma carga horária, turma menor/maior ou conteúdo diferente? Entre em contato conosco para conversarmos! Entendendo sua realidade podemos criar alternativas em conjunto.

Para maiores informações e/ou orçamentos, envie um email para: contato@cientistabeta.com.br

.

As formações são realizadas por facilitadoras do Instituto Cientista Beta:

Bacharel em biotecnologia molecular e pós-graduanda em educação, com ênfase em práticas pedagógicas para a educação não formal. Tem experiência com orientação de projetos de Iniciação Científica no Ensino Básico, gestão e implementação de atividades para educação científica em escolas e organização de feiras de ciências. Investiga, como uma prática diária, o poder que a curiosidade tem de nos tornar cientistas e pessoas mais questionadoras da realidade que nos rodeia. Linkedin.

.

Biotecnologista e mestranda em educação em ciências, com anos de experiência em orientação e mentoria de projetos de iniciação científica, organização de feiras de ciências e elaboração de materiais didáticos para o desenvolvimento de pesquisas no ensino básico. Acredita na alfabetização científica como uma forma de facilitar a leitura do mundo, para, a partir desta leitura, desenvolver a habilidade, capacidade e vontade de agir para transformá-lo. Lattes.

.

Para conferir fotos de algumas formações já realizadas, clique aqui.

Ou assista a este vídeo explicativo:

_______________________________________________

DICA! Enquanto não nos encontramos em uma formação presencial, acesse nosso e-book Professor de Cientistas, o livro que todo professor que quer levar a iniciação científica para seus alunos deve ler. Nele, falamos sobre como orientar estudantes, motivá-los e quebramos os mitos sobre fazer pesquisa científica. Com uma linguagem acessível, vídeos e referências, queremos inspirar professores a transformarem a vida de seus alunos por meio da pesquisa!
Clique na capa abaixo para realizar o download gratuitamente.